sábado, 3 de dezembro de 2016

Low e high tech



Wallace Vianna é desenvolvedor web.

As pessoas lidam mal com as tecnologias novas. Do painel eletrônico de chamadas em filas até os aplicativos de celular.


Para instalar os aplicativos de todos os sites que navego teria de ter no mínimo 1000 cartões de memória.

Os painéis de chamadas (por prioridade) são úteis em situações críticas (atendimento hospitalar por exemplo); em situações comuns (filas de banco, p. ex.) as filas tradicionais (fila prioritária e fila comum) são mais efetivas. Mesmo em hospitais o painel eletrônico só será efetivo se houverem políticas de atendimento eficientes para que o paciente de emergência não seja atendido enquanto o paciente que aguarda morre o esperando atendimento comum.

Os aplicativos de internet são emblemáticos. Muitos serviços são oferecidos apenas celular, ignorando o acesso via micro de mesa/desktop. Ou se oferecem alguns serviços exclusivamente no celular, numa forçação de barra para se migrar de plataforma.

O pensamento de "compatibilidade para frente" neste caso, de se fazer foco em tecnologias novas - abandonando as antigas - se justifica por causa do aumento do número de acessos por equipamentos móveis. Mas não leva em conta que o navegador de internet é um software que permite acessar trocentos serviços diferentes, ao contrário dos aplicativos.
Se eu tiver de baixar um aplicativo para cada site que acesso terei de ter 500 celulares e 1000 cartões de memória. Sites como o FaceBook não pensam nisso ao impedir troca de mensagens privadas por navegador de internet (apenas por celular).

Do jeito que está, é como se as escadas fossem demolidas para dar lugar ao elevador

O uso correto das tecnologias antigas (após a criação de subtitutas novas) deveria ser por um tempo proporcional a seu uso/adesão, a fim de que as pessoas optem pela tecnologia mais eficiente, adequada e pertinente a elas.

Do jeito que as coisas são feitas, é como se as escadas (tecnologia velha ou "low-tech") fossem demolidas para dar lugar ao elevador (tecnologia nova ou "high-tech"). Fico imaginando o que fazer nesse cenário quando o prédio fica sem luz ou o único elevador entra em manutenção...

Nenhum comentário:

Postar um comentário